segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A dieta lev

Tenho 34 anos, 1,62m e desde que me conheço que tenho excesso de peso. É uma luta constante. Tenho uma enorme tendência para engordar e muita dificuldade em emagrecer. Depois dos 30 tudo se tornou mais difícil: mais retenção de líquidos, mais celulite e mais dificuldade em perder os malditos quilos a mais...
Confesso que me falta sempre força de vontade para levar uma dieta até ao fim. Sou gulosa, adoro comer e adoro cozinhar :-)
Ginásio é sinónimo de sacrifício. A única actividade física que me dá prazer é a caminhada.
O meu máximo de peso foi 80kg, um exagero para o meu 1,62m, mas na semana passada estava nos 78kg. Nada animador, confesso :-(

Depois de muito investigar e de muito pensar, decidi marcar uma consulta com um nutricionista lev. Levava uma lista enorme de perguntas e alguns receios a esclarecer. Grandes radicalismos sempre me fizeram um pouco de confusão e esta dieta é muito radical (nem sequer se pode consumir fruta nos primeiros tempos) e muito cara!
O dr. lev esclareceu todas as minhas dúvidas, sim é radical, mas não terei nenhuma carência nutricional (temos que consumir imensos suplementos) e apresenta resultados :-) e esta é a melhor parte! Outro aspecto muito positivo é o acompanhamento: vamos ao nutricionista de 10 em 10 dias, gratuitamente (ao preço que são as refeições, pelo menos alguma coisa é gratuita). Depois de terminarmos a dieta podemos continuar a ter as consultas do nutricionista regularmente: assim é mais difícil cometer deslizes!
Os aspectos negativos é ser uma dieta anti-social: como só se pode consumir alimentos lev na fase 1 (que pode ir de 10 a 30 dias) nada de jantares românticos com o marido, almoçaradas com a família ou saídas em restaurantes com os amigos (nem bar a seguir).
Entrei a pensar perder 7 a 10kg, mas o dr. lev pensa que para atingir o meu peso ideal, deveria chegar aos 62kg (o que implica perder 15kg). Isto significaria um corpo mais lev e quase 2000€ a menos na carteira! Não sei se será possível (tanto a nível físico como financeiro). Enquanto decido vou também ver como corre a primeira fase, pois a rapidez da perda de peso também varia de pessoa para pessoa.

O preço da dieta também é muito elevado. Para os primeiros 10 dias gastei 359,70€. Alimentação exclusiva lev (7 refeições diárias) e suplementos. Alguns dos suplementos são para 10 dias, outros dão para mais dias.
Segundo o dr. lev, terei que fazer 5 a 7 refeições diárias lev (com um intervalo entre elas de 2h30 a 3h), muitos legumes ao almoço e jantar (há uma lista de legumes permitidos, alguns têm dose diária máxima e outros são mesmo proibidos nesta fase). Os legumes são importantíssimos para fornecerem vitaminas e fibras, ajudando a regular o trânsito intestinal. Podem ser em sopa, cozidos, crus, estufados, etc. Eu gosto de legumes, por isso esta parte não me aborrece nada! Tenho que consumir 2l de água, e destes 1,5l são com um suplementos para a retenção de líquidos.

Faz-me muita confusão só consumir saquetas, mas pelo menos os legumes a acompanhar são verdadeiros. Vou ter imensas saudades de pão :-(  mas começo determinada e feliz por ter decidido fazer algo por mim!

Pelo menos a carteira ficou mais leve, quanto ao resto iremos ver :-)
É obrigatório seguir tudo à risca, sem um único deslize. Dieta lev aqui vou eu!

Sem comentários: